sexta-feira, 11 de março de 2011

um pouco sobre o professor Adolf Kohler

Adolf Kohler (1882-1950)
 (foto-acervo do Museu Octavio Vecchi)

"O professor Adolf Kohler nasceu em 1882, em Stuttgart, Alemanha, onde bem jovem, aprendeu seu ofício dentro da tradição de xilografia do século XIX, ou seja, depois de rigorosos estudos, fez estágios de aperfeiçoamento em firmas da França e Hungria, durante 2 anos.
Em 1913, retornou à Alemanha estabelecendo-se em Berlim em um ateliê de trabalho que prestava servilos de xilografia ao comércio e gráficas em geral."

"... Kohler decidiu embarcar para São Paulo, onde chegou dia 1º de maio de 1927. Na cidade de São Paulo, instalou-se no centro, onde manteveateliê à Rua Boa Vista. Ali, recebeu várias encomendas de casas comerciais, principalmente da Casa Alemã que trabalhava com móveis, roupas e objetos para casa. As peças eram enviadas ao seu ateliê onde gravava as ilustrações para os catálogos."

" Em 1934, Kohler participou do I Salão de Belas Artes com quatro "Retratos" em xilografia."

"Foi contratado pelo Horto Florestal e assumiu o posto de professor de xilografia, a partir de 1º de fevereiro de 1940"
textos retirados de Rosita Gouveia
Museu Lasar Segall / Fundação Pró-Memória, Adolf Köhler e a Escola de Xilografia do Horto Florestal, São Paulo, Museu Lasar Segall, 1986 – catálogo

em depoimento à autora Rosita Gouveia,
Lívio Abramo descreve o professor Adolf Kohler:
"muito pequenino, mais baixo que eu, seco, magro, que parecia um esqueleto andante, mas muito sério, muito digno"


4 comentários:

  1. Fundamental saber mais sobre este artista... que realizava pequenas estrelas negras usadas no comércio e na tipografia, em geral.
    Ulysses.

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo artigo. Só peço que corrigam o sobrenome, ele não tem o trema. Sou o bisneto do Kohler. Alexander Kohler.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá AKCarmo

    Muito obrigada pela correção e pelas gentis palavras. Em julho teremos uma exposição no Museu Florestal. Vc está desde já convidado! Abraço

    ResponderExcluir